Solicitações
Tela Solicitações
Last updated
Was this helpful?
Tela Solicitações
Last updated
Was this helpful?
Esta tela possui o objetivo de realizar a administração de todas as solicitações de serviços abertos quanto pelos clientes internos da plataforma de nexo, e clientes externos que não possuem acessos a plataforma.
Esta tela é dividida em duas abas. A aba Board é mostrado as solicitações divididas em status, e na aba Calendário, as solicitações são mostradas por dia dentro de um calendário.
Quando um respectivo cliente abrir uma solicitação de serviço para o contador, este registro de solicitação irá ser visualizado para o contador no botão de Solicitações. Ou seja, a solicitação caiu para o contador, e está aguardando aprovação, para dar continuidade.
Note que no card é apresentado algumas informações a cerca da solicitação aberta, como: Nome do serviço, nome do cliente, data de abertura, e o valor do serviço.
Ao clicar no botão de visualizar solicitação, demarcado na imagem acima, será visualizado uma janela com as informações referentes a solicitação aberta.
Esta janela é dividida em três abas: Dados da solicitação, Tarefas e Anexos. Na aba Dados da solicitação será apresentado os dados do cliente que realizou a abertura da solicitação, os dados do serviço, e a respectiva mensagem enviada junto com a abertura da solicitação pelo cliente.
Na aba Tarefas será apresentado as tarefas do respectivo serviço prestado. OBS.: Caso você tentar selecionar alguma tarefa como feita, a mesma não será marcada, pois a execução das tarefas, acontece somente quando a solicitação estiver no board de A Fazer.
Na aba Anexos será apresentado todos os documentos que o cliente anexou durante a abertura da solicitação. Para visualizar o documento basta clicar no botão de baixar, sinalizado na imagem anterior. OBS.: Caso a solicitação seja aberto pelo cliente e o mesmo não anexar nenhum documento, esta aba não será apresentada.
Uma vez conhecida esta informações, basta clicar no botão de prosseguir logo acima do botão de visualizar solicitação, confirmar o seguimento da solicitação e a mesma será movida para o próximo estágio, o board de Contrato.
Note que ao mover a solicitação o board de Contrato, o mesmo fica com um sombreamento de "Aguardando Solicitante". Isso quer dizer que uma vez que o contador aceita a solicitação de serviço, foi enviado para o cliente o respectivo contrato de contratação de serviço para o cliente realizar a leitura, e após isso validar se irá aprovar ou não a solicitação e a realizar o pagamento do serviço.
Caso o cliente aprove o contrato, note que a solicitação não irá possuir mais o sombreamento de Aguardando Solicitante.
É possível dar andamento na solicitação, sem o pagamento ser efetuado. Porém note que ao clicar no botão de prosseguir com a solicitação, na mensagem de confirmação de seguimento da solicitação irá advertir o contador que o pagamento ainda não foi realizado.
Porém se o cliente realizar o pagamento, automaticamente será atualizado o registro da solicitação. Note que após o cliente realizar o pagamento a marcação de "a receber" foi alterada para "recebido".
Com isso basta, clicar no botão de prosseguir com a solicitação e a mesma será movida para o board de A Fazer.
Note que ao mover a solicitação, a layout do card foi alterado, foi inserido uma marcação referente ao prazo de atendimento da solicitação. Enquanto a mesmo estiver dentro do prazo será apresentado a marcação em verde, e com a data máxima que o contador terá para executar o serviço.
Caso a solicitação já tiver vencido, será apresentado uma marcação em vermelho no card de solicitação com a quantidade de dias em atraso. Mesmo em atraso, o contador consegue executar o serviço e finalizar o mesmo.
Levando em consideração que a nossa solicitação não está vencida, quando a mesma se encontra no board A Fazer, significa que as tarefas já estão disponíveis para ser executadas.
Para executar as tarefas do serviço, basta clicar em visualizar a solicitação e clicar na aba Tarefas. Será visualizado todas as tarefas do respectivo serviço da solicitação. Com isso a cada momento que fora executando o serviço, basta selecionar as respectivas tarefas (lembrando que podemos marcar mais de uma tarefa ao mesmo tempo) e clicar no botão Atualizar Situação.
Após fazer isso, será apresentado para o cliente que as duas primeiras tarefas do serviço já forma executadas informando em tempo real, sobre a execução da respectiva solicitação. No card também para o contador, é apresentado uma barra de andamento de execução das atividades.
A cada marcação da tarefa, a barra vai aumentando até chegar ao fim, onde significa que todas as tarefas da solicitação, já foram atendidas (realizadas).
OBS.: Caso contador tentar dar seguimento na solicitação, tentando finalizá-la sem demarcar todas as tarefas como feitas, o sistema irá retornar para o contador uma mensagem de erro, dizendo que não é possível finalizar a solicitação com a sub-tarefas não ainda não executadas.
Com todas as tarefas da solicitação executada, basta clicar em prosseguir com a solicitação, e a mesma será movida para o board de Finalizado.
Após o contador finalizar a solicitação, é gerado uma questionário de avaliação de atendimento para o cliente. Depois que o cliente responder este questionário, será apresentado para o contador na visualização da solicitação um botão "Você foi avaliado (Visualizar)".
Após clicar no botão de visualizar a avaliação, será aberto uma janela com a avaliação realizada pelo cliente, referente ao atendimento da solicitação.
Com isso o processo de atendimento de solicitações é finalizado.
O financeiro de uma respectiva solicitação será lançado, somente quando o contador aceitar a solicitação, ou seja, quando o contador mover a solicitação do board de Solicitações para Contrato.
Quando esta movimentação é realizada é criado uma linha de lançamento financeiro na tela de Financeiro -> Meus Financeiros.
É possível o contador realizar a rejeição de uma solicitação em aberto. Esta ação fica disponível a qualquer estágio que a solicitação estiver. Para realizar a rejeição, basta clicar em visualizar solicitação e clicar no botão Cancelar Solicitação.
Após realizar a confirmação de cancelamento de solicitação, a mesma não será mais visualizado nos boards: Solicitações, Contrato, A Fazer e Finalizado. Para visualizar as solicitações é necessário realizar um filtro por solicitações rejeitadas. Para isso clique no botão filtrar rejeitadas.
Após isso, o contador irá conseguir localizar a solicitação rejeitada, no respectivo board de onde foi realizado o cancelamento. Exemplo: Se o contador rejeitou a solicitação no board de Solicitações, a solicitação rejeitada, estará no board de Solicitações.
Para retornar as solicitações em aberto, basta clicar no botão de remover filtro, conforme demarcado na figura anterior, e as solicitações em aberto serão novamente listados nos respectivos boards.
O cliente irá conseguir rejeitar uma solicitação somente rejeitando o contrato. Com isso após o cliente rejeitar o contrato, o registro de solicitação para contador será visualizado somente quando o mesmo filtrar por rejeitados. A solicitação rejeitada pelo cliente, sempre será visualizado no board de "Contrato".
Note também que agora foi adicionado uma marcação no financeiro de "a receber". Para saber mais sobre o financeiro de solicitações do contador, . Isso significa, que o cliente realizou o aceite do contrato, mais ainda não realizou o pagamento para execução do serviço.
Para este lançamento se encontra com a marcação em vermelho, significa que o pagamento referente a esta solicitação ainda não foi paga. Quando se encontrar com a marcação em verde, significa que o pagamento foi realizado e a coluna Dt.Receb é preenchida com a data do pagamento. Para saber mais sobre o financeiro do contador, .