Visão Geral
Tela Financeiro -> Visão Geral
Last updated
Was this helpful?
Tela Financeiro -> Visão Geral
Last updated
Was this helpful?
Esta tela possui objetivo de visualizar todos os financeiro abertos e baixados no sistema. Nesta é possível o usuário gerir todos os seus financeiros.
Note que no início da tabela, temos alguns insides gerais referente ao financeiro do usuário, como Contas À Receber, Contas À Pagar, Contas Recebidas, Contas Pagas e Total.
Contas À Receber: Neste card irá ser totalizado todos os financeiros que estão pendentes de recebimento, ou seja, do tipo receita.
Contas À Pagar: Neste card irá ser totalizado todos os financeiros que estão pendentes de realizar pagamento, ou seja, do tipo despesa.
Contas Recebidas: Neste card irá ser totalizado todos os financeiros que se encontram baixados, e do tipo receita.
Contas Pagas: Neste card irá ser totalizado todos os financeiros que se encontram baixados, e do tipo despesa.
Total: Neste irá realizar o cálculo do total entre os demais card citados acima.
Note que após criar uma venda, e retornar para tela de listagens dos registro de vendas cadastrados, a sua venda estará com a situação A RECEBER. Ao acessar a tela Financeiro -> Visão Geral será visualizado um financeiro de receita da respectiva venda com a situação A RECEBER.
Note que após realizar um novo cadastro de registro de compra a situação do registro estará como A PAGAR. Ao acessar a tela de Financeiro -> Visão Geral, note que foi gerado um financeiro de despesa com a situação A PAGAR.
Esta funcionalidade possui o objetivo de gerar a forma de pagamento (Boleto, PIX e etc) de um financeiro de receita.
Para gerar a forma de pagamento (boleto, PIX e etc), basta clicar sobre um financeiro de receita, ou seja, um financeiro com situação A RECEBER. Feito isso será visualizado o botão de Operações. Ao clicar, basta selecionar Gerar Recebimento e o download do boleto será realizado, ou o QRCode do PIX será apresentado em tela. Pode-se também clicar com o botão direito do mouse sobre o respectivo registro de financeiro e clicar em Gerar recebimento.
Esta função possui o objetivo de sinalizar que o pagamento do respectivo financeiro foi efetuado.
Para efetuar a baixa de um financeiro, basta clicar sobre o respectivo financeiro e clicar no botão Efetuar Baixa. Note que será apresentado uma janela para inserção e confirmação de algumas informações.
Campos
Descrição
Valor total da venda
Campo não disponível para edição. Neste campo exibirá o valor total do financeiro a ser recebido ou pago.
Valor que você está recebendo(Receita)/ Valor que você está pagando(Despesa)
Campo virá com valor do financeiro que deverá ser pago ou recebido.
Desconto no recebimento(Receita)/ Desconto no pagamento (Despesa)
Campo para inserir o valor do desconto dado durante o pagamento ou recebimento.
Observação
Campo para inserir alguma informação de observação da baixa do financeiro.
Conta banco
Campo para selecionar em qual conta bancária deverá ser realizada a baixa.
Após selecionar a conta bancária para qual o valor será creditado ou debitado, basta clicar no botão "Confirmar Recebimento" ou "Confirmar Pagamento".
Após Baixa de financeiro de receita:
Após realizar a baixa de um financeiro de receita, note que a situação do financeiro irá ser alterado para RECEBIDO, ou seja, significa que esse financeiro de receita foi recebido.
Note também que a situação da venda que gerou este financeiro, também foi alterado para FINALIZADA.
Note também que ao acessar o registro da venda onde o financeiro foi recebido, todos os campos do formulário não ficam mais habilitados para alteração.
Após Baixa de financeiro de despesa:
Após realizar a baixa de financeiro de despesa, note que a situação do financeiro foi alterado para PAGO.
Note também que a situação do registro da compra, foi alterada a situação para PAGA.
Veja também que ao acessar o registro de compras que o financeiro foi baixado, os campos não ficam mais habilitados para realização de alteração.
Esta função possui o objetivo de realizar baixas parciais de um financeiro, ou seja, acusar que um respectivo financeiro foi pago ou recebido uma parte do valor total do financeiro.
Para realizar a baixa parcial de um financeiro, basta selecionar o respectivo financeiro e clicar em Efetuar Baixa. Logo após basta escolher Baixa Parcial e preencher os campos.
Valor da baixa parcial de venda
Campo para inserir o valor parcial a ser baixado no financeiro.
Conta Banco
Campo para definir a conta bancária para qual será realizada a baixa parcial.
Desconto do recebimento/pagamento
Campo para definir o desconto na baixa parcial.
Data da baixa
Campo para definir a data que será realizada a baixa parcial. A mesma sempre virá a data atual.
Observação
Campo para inserir observações referente a baixa parcial.
Valor total das baixas
Neste campo será visualizado o valor da baixa parcial realizada até o respectivo momento.
Valor do financeiro
Neste campo será visualizado o valor total do financeiro a ser baixado.
Após preencher todos os campos, basta clicar em Confirmar Recebimento/Pagamento.
Note que após que uma baixa parcial é realizada, quando o financeiro for de receita o status do mesmo passará para RECEBIDO PARCIALMENTE, e quando for de despesa o status passará para PAGO PARCIALMENTE.
Logo após do financeiro estiver baixado totalmente, o status do mesmo passará para RECEBIDO quando receita e PAGO quando despesa.
Esta função possui o objetivo de visualizar os dados das baixas realizadas no financeiro.
Para isso basta clicar em opções, e pressionar Visualizar Baixas.
Na janela que será aberta, clique na aba Baixas realizadas.
Note que será listado todas as baixas realizadas no financeiro. Caso a baixa for total, será mostrado somente uma linha de baixa com o valor total do financeiro. Caso houver mais linhas de baixas como a imagem citada acima, significa que este financeiro foi baixado por meio de baixas parciais.
Para visualizar a observação de cada baixa parcial, basta clicar sobre o botão que possui um olho.
Após pressionar, será visualizado a observação da respectiva baixa.
O estorno de um financeiro significa desfazer uma baixa de financeiro. Existe duas formas de realizar estorno de um financeiro.
Para realizar estorno de um financeiro onde a baixa foi realizada total, basta selecionar o respectivo financeiro e clicar no botão Estornar. Após confirmar o estorno o status do financeiro mudará para A RECEBER quando financeiro do tipo receita e A PAGAR quando financeiro do tipo despesa.
Outra forma de estornar um financeiro com baixa total, seria selecionando o respectivo financeiro clicar em opções, e pressionar visualizar baixas. Logo após clique em acessar Baixas realizadas e será visualizado a baixa do financeiro.
Com isso basta clicar em Estornar, e o financeiro será estornado.
Para realizar estorno de financeiro com baixa parcial, basta selecionar o respectivo financeiro e clicar em opções. Logo após pressione Visualizar Baixas. Na janela que irá abrir clique na aba Baixas realizadas.
Nesta será visualizada todas as baixas parciais. Localize a que se deseja estorno, e pressione Estornar. Confirmando o estorno note que o status do financeiro voltará para RECEBIDO PARCIALMENTE para receita e PAGO PARCIALMENTE para despesa.
Caso for necessário realizar o estorno de todas as baixas parciais do financeiro, pode ser utilizado o processo citado acima, ou basta selecionar o financeiro e clicar no botão estornar. Confirmando todas as baixas parciais serão estornada, retornando o financeiro para o status A RECEBER ou A PAGAR conforme respectivo tipo.
Quando um financeiro ainda aberto, se encontrar com data de vencimento para o dia atual, note que o sistema irá assinalar o mesmo com um ênfase na data de vencimento do financeiro.
Note também que nos cards de A Pagar Hoje e A Receber Hoje é somado os valores dos respectivo financeiro de acordo do tipo.
Note quando um pagamento ou recebimento de financeiro se encontra atrasado é realizar uma ênfase nos respectivos financeiros.
Note também que nos cards Recb. em atraso e Pgto. em atraso é somado o valor dos respectivo financeiros de receita e despesa atrasados.
Para realizar a criação de um financeiro avulso, basta clicar no botão de Adicionar Financeiro Avulso.
Campos
Descrição
Tipo
Campo para definir se o financeiro a ser criado será uma entrada (receita) ou saída (despesa).
Cliente
Campo para selecionar para qual cliente será criado o financeiro.
Data do lançamento
Campo já virá preenchido com a data atual. Possível de alteração.
Data de vencimento
Campo já virá preenchido com uma data futura. Possível de alteração.
Valor da venda/ Valor da compra
Campo para inserir o valor do financeiro.
Forma de pagamento
Campo para definir a forma de pagamento do financeiro.
Desconto na venda/ Desconto da compra
Campo para inserir o valor do desconto do financeiro.
Natureza
Campo para selecionar a natureza do financeiro.
Centro de Resultado
Campo para selecionar o centro de resultado.
Provisão?
Campo para especificar se o financeiro criado será de provisão.
Repetir
Marcação para definir se é para repetir o respectivo financeiro para as próximas ocorrências configuradas.
Período de ocorrências
Campo para selecionar a ocorrência de repetição no financeiro.
Ocorrências (vezes)
Campo para especificar a quantidade de vezes que o financeiro deverá repetir.
Observação
Campo para inserir observações
Após preencher todos os campos, basta clicar no botão Confirmar Venda e o financeiro será criado.
OBS.: Quando o financeiro criado for de provisão, as únicas ações que irão ficar disponíveis para o usuário é realizar rateio, parcelamento e exclusão do financeiro.
Esta opção possui a finalidade de realizar alteração em financeiros já criados. Esta função estará disponível somente para financeiro criados avulso. Para os financeiros gerados por um venda ou compra os mesmos não ficam habilitados no sistema para realização de alteração.
Para isso localize um financeiro avulso, clique em opções e pressione Editar.
Note que será aberto uma janela com as informações do respectivo financeiro, basta realizar as alterações desejadas e clicar Atualizado Financeiro.
OBS.: Caso o financeiro for gerado por uma venda ou compra, o botão de Editar, ficará desabilitado.
Esta ação possui o objetivo de realizar financeiros repetidos conforme a configuração de ocorrência criada.
Para realizar a criação de um financeiro de avulso com repetição, tem-se que realizar os seguintes passos:
Clicar no botão Financeiro Avulso;
Preencher os campos de criação de financeiro avulso;
Marque a opção Repetir;
Marque a opção de período de ocorrência;
Digite a quantidade de vezes que o financeiro avulso deverá repetir;
E clique em Confirmar Venda/Compra.
Note que na evidência, que será gerado 2 financeiro repetidos diariamente, ou seja, será um financeiro com a data de operação com o dia atual, e outro com a data do dia seguinte.
Esta função tem o objetivo de dividir o valor total do financeiro em diferentes naturezas e centro de resultados. O rateio de um financeiro só pode ser realizado se o mesmo não possuir baixado.
Para isso basta selecionar o financeiro, e clicar no botão Rateio.
Note que será aberto uma janela para realizar as configurações do rateio. Para ratear o financeiro, basta selecionar a natureza em categoria, centro de resultado e o valor e clicar em Adicionar.
Categoria
Campo para definir para qual natureza será dividida o valor total do rateio.
Centro de Resultado
Campo para definir para qual centro de resultado será dividido o valor total do rateio.
Valor Rateio
Campo para adicionar o respectivo valor que deseja dividir do valor total do financeiro.
Valor Total
Neste campo irá mostrar o valor total do financeiro.
A Ratear
Este campo irá ficar diminuindo de acordo com as divisões do valor.
Rateado
Este campo irá ficar aumentando de acordo com o rateamento do financeiro.
OBS.: O botão Ratear Financeiro irá ficar habilitado para o usuário clicar, somente após todo o valor total do financeiro ser rateado
Note que após o financeiro rateado, o financeiro principal não será mais visualizado no sistema, e será apresentado na tela somente os respectivos financeiro rateados.
Note com que esses passos, você já conseguiu ratear os seus financeiros.
Para desfazer o rateio, basta selecionar um dos respectivos financeiros rateado e pressionar o botão de ação rateio. Note que será aberto novamente a janela que foi utilizada para realizar o rateio do financeiro, porém com as informações do mesmo já preenchida.
Para desfazer o rateio basta clicar em Desfazer Rateamento e os financeiro rateados não serão mais visualizado, e voltará a ser apresentado o financeiro principal.
OBS.: Quando um financeiro rateado estiver baixado, e o usuário tentar desfazer o rateamento irá ser gerado uma mensagem de erro, dizendo que não pode desfazer rateio de um financeiro rateado baixado.
Esta ação possui o objetivo de realizar parcelamento de financeiros. Para realizar o parcelamento basta selecionar o respectivo financeiro, clicar em Operações e pressionar em Parcelar. Ou pode-se clicar com o botão esquerdo do mouse sobre o respectivo financeiro e clicar em Parcelar.
Após clicar será aberto uma janela para o usuário definir algumas configurações referente ao parcelamento.
Periodicidade
Este campo possui o objetivo de definir qual será a periodicidade do respectivo parcelamento do financeiro.
Primeiro vencimento
Campo para definir a primeira data de vencimento do primeiro financeiro parcelado.
Nº de parcelas
Campos para definir a quantidade de parcela que o financeiro principal deverá se dividir.
Após preencher todos os campos, basta clicar em Parcelar. Note que você será redirecionado para o modal de configuração das datas de vencimento e dos valores dos financeiros parcelados. Configure-as como desejar, e clique em Parcelar.
OBS 1.: Ao preencher as datas de vencimento com data menor do que a data de operação, os financeiros parcelados não serão gerados.
OBS 2.: A soma dos valores das parcelas editadas, devem ser igual ao valor total do financeiro que será parcelado.
Vencimento [número da parcela]
Campo para escolher qual a data de vencimentos das respectivas parcelas.
Valor Parcela [núimero da parcela]
Campo para definir o valor da respectiva parcela.
Após configurar basta clicar em parcelar. Note que foi criado os duas parcelas, com as respectivas datas de vencimento configuradas.
Para desparcelar um financeiro parcelado, basta selecionar um dos financeiros parcelados, e pressionar Operações e clicar em Desparcelar.
Após clicar e confirmar o desparcelamento, note que os financeiros parcelados serão excluídos e o principal voltará a ser visualizado.
Para gerar um financeiro de uma venda, é necessário primeiramente criar uma nova venda. Para saber mais sobre como criar uma venda, .
Para gerar um financeiro de uma determinada compra é necessário possui um registro de compra criado. Para saber mais sobre como criar uma nova compra, .